sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Atividade: RESPONDENDO O MEF

Os grupos Jogos Documentados, Diplomáticas Já e Movimente-se Brasil nos propuseram a seguinte pergunta:

PERGUNTA: Diversos autores, segundo Guardado, tendem a conceituar classificação associando-o ao conceito de fundo. Porém é sabido que a classificação é feita da proveniência e da ordem original. Como se dá a relação de classificação e fundo arquivístico?

RESPOSTA: Na verdade, o autor Guardado fala em seu texto que o conceito de classificação está associado ao conceito de fundo, e consequentemente aos princípios da proveniência e da ordem original. Guardado cita autores como Antónia Heredia Herrera que "definia a classificação como a ação de reparar ou dividir um conjunto de elementos estabelecendo classes ou grupos, sendo aplicável à totalidade de um fundo ou a secções desse fundo",  José Ramón Cruz Mundet que seguia a mesma linha de pensamento de Antónia, defendendo que "classificar consiste em agrupar hierarquicamente os documentos de um fundo mediante agregações ou classes, desde os mais amplos aos mais específicos, de acordo com os princípios da proveniência e da ordem original". É através da definição desses autores junto às definições do Conselho Nacional de Arquivos e da Comissão Européia que o autor reforça este elo que o fundo (bem como a proveniência e ordem original) tem ao conceito de classificação.

Boa noite e bom final de semana a todos!!!!


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CONVITE - II OFICINAS DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL

Nós da Confeitaria Doce Arquivo fazemos questão de que todos nossos leitores do blog estejam presentes em nossa oficina!

Lá será explicado de forma simples e clara o significado de fluxo documental, além de tornar nossos visitantes aptos para entender a autenticidade e veracidade de um documento, bem com a diferença entre eles. 

Os primeiros visitantes ganharão um brinde surpresa: nossa mais nova e deliciosa criação na Confeitaria!