terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO - II

No dia 19 de outubro, foi postado no blog-mãe uma atividade uma atividade posterior ao comentário do texto do Carlos Guardado, chamado "A classificação da informação arquivística da administração local nos países ibéricos: uma análise comparada".
Analisando os comentários dos alunos, percebemos que muitas perguntas e respostas foram sobre as principais características que a classificação trazia atualmente. Pontos como a interoperabilidade sendo o critério de todo o objeto que será classificação, a exclusão de ideias como área-meio e área-fim, o questionamento de princípios como a ordem original e a proveniência foram algum dos pontos abordados na postagem.

No texto, o autor remente ao conceito de classificação na arquivística e como ela foi se relacionando com o conceito de fundo, sendo quase que automaticamente ligado um ao outro em sua aplicação e teoria. Recapitulou-se a classificação por meio da estrutura hierárquica, suas criticas quanto a instabilidade ao longo do tempo pelas mudanças organizacionais e a teoria literária da época de 80. Como ideia principal, o autor apresenta a classificação vinculada a função além do conceito de fundo, mas na administração pública como um todo. Essa suprainstitucionalidade traz o conceito de interoperabilidade como critério para funcionamento desse conjunto de sistemas.
A apresentação de um plano de classificação como essa é feita de cima (função) para baixo (se aproximando da série documental) e fortalece a arquivística em seu vínculo com a administração pelo mapeamento de processos e macrofunções.

Boa semana para todos!

uma saudação mais paraense hoje: doce de cupuaçu! Hmmmm égua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário